segunda-feira, 6 de junho de 2011

Você Conhece Santa Morte?


Santa Morte: Culto à esqueleto feminino alcança cerca de 8 milhões de seguidores

O culto à Santa Morte está se espalhando pelo México.
Santa Morte: Culto à esqueleto feminino alcança cerca de 8 milhões de seguidores
No bairro de Tepito, na Cidade do México, um altar é uma amostra de como a figura de um esqueleto feminino está se popularizando como objeto de devoção.
Nos últimos anos, até mesmo católicos aderiram ao culto. Acredita-se que até 8 milhões de pessoas podem ser seguidores da Santa Morte, um culto que já chegou a países da América Central e aos Estados Unidos.
Segundo os peregrinos, em troca de orações e oferendas, a Santa Morte oferece proteção e pode ajudar quando há algum problema difícil.
Alguns afirmam que a Santa Morte é o culto dos criminosos, mas, para muitos, ela é uma figura religiosa como qualquer outra.
“Todo tipo de pessoa acredita na Santa Morte. Pessoas boas usam para coisas boas, e pessoas más, para coisas más”, afirma um peregrino.
Enriqueta Romero, a mulher que criou o templo no bairro, defendeu o culto em entrevista ao correspondente da BBC Mundo no México, Julián Miglierini.
“Se a pessoa é um sequestrador e um bandido e também seguidor da Santa Morte, então é algo pessoal, cada um sabe o que faz. Sabemos que é errado, mas é algo pessoal”, disse.
Crime
Para alguns, a localização deste santuário é mais um sinal da ligação do culto aos criminosos.
A área de Tepito é considerada uma das mais perigosas da Cidade do México e acredita-se que seja um refúgio de criminosos.
O culto pode ter um grande número de seguidores em Tepito, mas se espalhou pelo México, um país muito católico. E a Igreja Católica do país não esconde sua desaprovação.
“O culto é completamente rejeitado, é superstição e tem um elemento diabólico. A Santa Morte é inaceitável, é impossível ser católico e ser devoto da Santa Morte”, afirma o porta-voz da Igreja no México, Hugo Valdemar.
Para José Gil Olmos, autor de um livro sobre o assunto, o sucesso do culto se deve a própria hierarquia da Igreja Católica.
“Este é um reflexo muito claro da crise na Igreja Católica em seus níveis mais baixos. Suas brechas estão sendo preenchidas por outros cultos e crenças, pois no México existem estes santos populares e cultos”, afirmou.
Fonte: BBC
Será que não estamos fazendo isso também em nosso cristianismo, substituindo a palavra de DEUS pelas caveiras gospel?
Que o SENHOR tenha misericórdia de nós! AMÉM!

5 comentários:

Julio Cesar Schvambach disse...

Eu, inclusive, vi uma matéria no Discovery Chanel ou no NatGeo, não me recordo agora, sobre o culto à "santa" morte. Realmente horrível, e o pior de tudo, está impregnado na cultura local. Acredito que a igreja pode fazer a diferença neste lugar, basta não querer competir com o culto pagão ou utilizar-se de discurso legalista e religioso. Precisamos fazer como o Ap. Paulo, que ao chegar em Atenas, mostrou àquele povo o "Deus desconhecido" que eles precisavam tanto conhecer.

Seu Blog é uma bênção, continue assim.

Andréia (Deus quer falar com você hoje) disse...

Misericórdia... quando achamos que já vimos de tudo ainda nos surpreendemos.
Concordo com o comentário do irmão acima, essas pessoas precisam de libertação através da verdadeira palavra de Deus, que deve ser pregada sem se opor frontalmente a nada. Até pq nós apenas levamos a semente, quem convence é o Espírito Santo de Deus.

Cícero disse...

Essa é a raça humana... perdida nos seus pecados e se desviando a cada dia...

Que Deus possa agraciar a alguns com a salvação.

Paz de Cristo
http://ciceroservodecristo.blogspot.com

EBD Brasil disse...

Isso mostra o quanto o povo é ignorante e inconsequente!

A idolatria é muito grande no México, estou agora com uma professora que foi missionária no Méxio.

Wilderlan Sousa disse...

Parabens pela postagem, gostei muito, ei to seguindo ja seu blog, me segue la, acesse o meu e confira:
http://garagem-jovem.blogspot.com

Seguidores