domingo, 29 de abril de 2012

Reteté Dance: Catimbó Gospel! Cuma?!


RETETÉ DANCE: PRAXE DE UMBANDA TOLERADA POR PENTECOSTAIS

Por Marco Finito
Apenas crianças eu pensei quando vi esse vídeo, mas pensei um pouco mais e percebo que espiritualmente a infância ainda não passou também para os adultos do reteté. O que é estranho é que tais manifestações não saem da esfera em que ela está propicia:
Creio ser uma temeridade pais permitirem que seus filhos se prestem a isso.
Penso que eles não se reconhecem como pais e educadores e nem reconhecem que andar no Espirito não é uma catarse ou mesmerismo.
Creio piamente na emoção que engana, na “vibe” de crer pelo ambiente e pelo momento, ou até mesmo pela própria fragilidade de emoções.
Estranheza que não me cala está na similaridade com as manifestações afro como a umbanda por exemplo. Praticas que são combatidas quando vem de centros de candomblé, mas não quando estão inseridas na igreja evangelica.
Entre o místico, a emoção, o mesmerismo e a catarse existem uma linha muito tênue, ainda mais quando o místico tem em seu motor a emoção ou a “vibe” do lugar.
***
Postado por Marco Finito, cristão sem crentices e supertições, no Púlpito Cristão
(*) Título original: Fogo Puro Remix
Que o SENHOR tenha misericórdia de nós! AMÉM!

Um comentário:

Anônimo disse...

Coisas do pentecostalismo, segmentarismo e crentismo cego que se apropriam da desculpa da "espiritualidade" para não dar crédito a verdade

Seguidores