segunda-feira, 23 de julho de 2012

Sou cristão, posso jogar na mega-sena?


Por Renato vargens

Volta e meia alguém me pergunta se é lícito um crente em Jesus jogar na mega-sena ou em algum outro tipo de jogo de azar.

Pois é, apesar da Bíblia não legislar diretamente sobre o tema, acredito que ela nos traga algumas percepções que precisam ser observadas a fim de que tenhamos uma visão saudável sobre a legitimidade de se apostar ou não em loterias.

1º- É importante que entendamos que as Escrituras nos advertem claramente de que não devemos amar ao dinheiro. (I Tm 6: 10).   A Bíblia nos encoraja a ficarmos longe das tentativas de “enriquecimento fácil” (Pv 13: 11; 23:4-5; Ec 5: 10). Mesmo porque, segiundo a perspectiba bíblica o jogo gira em torno do amor ao dinheiro o que inegavelmente faz com que as pessoas acreditem que na promessa de riqueza fácil e rápida.

2 º-  As Escrituras afirmam categoricamente que a prosperidade se dá mediante ao trabalho. (Pv 13:11) Todavia, ao contrário de acreditar nessa premissa, tenho a impressão que o inconsciente coletivo do brasileiro está pautado na ideia de que se é possível prosperar sem trabalhar. Talvez seja esta uma das razões para termos tantas loterias e raspadinhas espalhadas por este país. Sem sombra de dúvidas afirmo que os cidadãos tupiniquins almejam por prosperar, no entanto, para estes, esta prosperidade não pode em hipótese alguma relacionar-se com o trabalho, até porque, é muito mais fácil e rápido usar de subterfúgios mágicos com vistas ao enriquecimento, do que passar anos a fio dedicando-se ao batente.  Ora,  Calvino acreditava que o homem possuía a responsabilidade de cumprir a sua vocação através do trabalho. Na visão de Calvino, não existe lugar para ociosidade em nossas agendas. E ao afirmar isto, o reformador francês, não estava a nos dizer de que homem deva ser um ativista, ou até mesmo um tipo de worhaholic. Na verdade, Calvino acreditava que a prosperidade era possível desde que fosse consequência direta do trabalho.

3 º- A Bíblia nos ensina que o Senhor cuida dos seus e que devemos buscar o seu Reino em primeiro lugar na certeza de que agindo assim, as outras coisas nos serão acrescentadas.  (Mt 6:33)  Isto posto, ao apostarmos nossas fichas e recursos em uma loteria estamos em outras palavras afirmando que não acreditamos na providência de Deus. 

O grande pregador, Charlles Spurgeon certa vez afirmou:  “As coisas terrenas tem demasiadamente absorvido meus pensamentos hoje. Não tenho sido capaz de fixar minha atenção inteiramente em meu Salvador. No entanto, apesar disso, O Senhor não tem me ocultado o Seu rosto. Ainda que tentado, não fui abatido; ainda que provado, não fui vencido; verdadeiramente, tudo isso é pela soberana misericórdia de Deus... As chuvas de Abril estão caindo hoje; o Senhor não esquece Suas promessas. Jesus tomou meu coração: “Antes que eu o sentir, minha alma me pôs entre os carros de Aminadab”. “Faz-me saber, oh tú a quem ama minha alma ama, onde apascentas, onde descansa ao meio-dia”; quero estar sempre contigo, oh Amado meu, sem mancha e o mais formoso! 

Caro leitor, o Senhor é a nossa PROVIDÊNCIA! Aleluia!   Ele prometeu que cuidaria de cada um de nós e de que nenhum fio de cabelo cairia das nossas cabeças sem o seu consentimento! Louvado seja o seu nome por isso!

Diante destas afirmações, além é claro, do entendimento que o jogo é viciante e que apostas constantes podem quebrar o bolso do jogador,  prejudicando assim sua vida, saúde e família, aconselho o crente em Jesus a não apostar suas fichas e esperança em qualquer tipo de jogo de azar.

Naquele que vive e reina,

Renato Vargens
Que o SENHOR tenha misericórdia de nós! AMÉM!

2 comentários:

Anônimo disse...

O tema é bem polemico e muitos não querem falar sobre isso ....
Porem aqui encontrei algo bem esclarecedor . vai nessa tua força varão valoroso o Senhor é contigo ..
"O que quer enriquecer depressa é homem de olho maligno, porém não sabe que a pobreza há de vir sobre ele." (Provérbios 28 : 22)

"Não te fatigues para enriqueceres; e não apliques nisso a tua sabedoria." (Provérbios 23 : 4)

vozesdareforma-mmep disse...

Anderson obrigado pelo comentário, será que foi só você que viu esse detalhe?

METANÓIA!

Seguidores