sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Reformados e Reformando!


REFORMADOS E REFORMANDO

Por Anderson Alcides
“Eu não sou tudo o que Você precisa, ainda não sou tudo aquilo que eu queria ser” diz parte da letra de uma canção.
O blog A Voz no Deserto (AVD), tem sido meu mosteiro particular, de momentos onde posso desenvolver a erudição e conseguinte a escrita, de origem de momentos de reflexão. Reconheço que os meus posts – de minha autoria – soam as vezes um pouco rude, sarcástico, crítico. Mas nem todos são assim.
É notável que numa proporção de 60-40%, há posts de outros blogs parceiros, e também posts meus recém publicados nos blogs deles.
Na página Quem sou, há um resumo do objetivo do blog:
“O objetivo deste Blog é Pregar o Evangelho de Jesus Cristo a todos, objetivo, claro, puro e simples. Alertar a Igreja do Senhor, irmãos e irmãs, que aonde possa este blog chegar, contra heresias, pregações infundadas, doutrinas escusas, espúrias e antibíblicas. Tudo o que vier a ver e ler aqui, será embasado e fundamento pela Palavra de Deus, como alguns pensamentos sobre a vida, fé e prática cristã, a Igreja Evangélica e Protestante e notícias sobre estes assuntos.”
Durante nossas jornadas na vida, cometemos equívocos, erramos, ficamos bravos, enfurecidos com situações que muitos diriam: “Ah! Não se preocupe com isto. Deixa isto pra lá. Vai ficar tomando as dores por quê? Se você quiser resolver os problemas de todos, você vai se acabar”
Realmente, ninguém pode resolver os problemas de todos. Impossível. Fazemos o possível. Quem resolve os problemas de todos é Deus. Para Ele, tudo é possível. E quando lhe apraz, afinal Ele é soberano. Ele é eterno. Nós, como um vapor que desaparece.
Muitos irmãos blogueiros são parceiros, alguns recentes e que estamos nos conhecendo, e que temos em particular algumas opiniões, pensamentos teológicos e ideais muito parecidos. Somos muitas vezes (e coloca “vezes” nisto”) muito mal interpretados. Por outras, nos interpretam da maneira que querem mesmo, pois não concordam com nosso ponto de vista, nossa teologia bíblica, nosso chamado apologético e clamor ao povo santo e eleito do Senhor para se arrependerem e abrir os olhos contra muitos ensinos errados.
Somos defensores da Igreja? Somos super-hérois? Temos todo o poder? Obviamente não. Mas amamos a igreja, e por ama-lá, dizemos a verdade.
Já entrei em “parafuso” questionando se eu estava realmente certo. Se tudo o que tenho pregado e ensinado, talvez não tenha exagerado. Posso ter realmente exagerado um pouco aqui, ou ali. Sou falho. Não sou perfeito. Mas importa ser “o certo” na situação? Importa ter a razão? Não! Importa que a Palavra do Senhor tenha razão. Importa o Senhor e Sua vontade.
Já fui bloqueado no Facebook. Pessoas que eu admiro ainda e procuro viver em paz me excluíram de sua rede de relacionamento, somente porque não concordaram com meus posts e meus pensamentos.
Certo líder disse uma vez: “Para declarar guerra, basta apenas dizer o que pensa”.
Perdi o contato com pessoas que considerava amigos, que estendi a mão, dei e recebi uma palavra de ânimo, consolo, e fico me questionando: E quando nos vermos pessoalmente, como será? Obviamente algo se rompeu, a aliança e o relacionamento foram abalados. Não quero declarar guerra contra homens e principalmente irmãos em Cristo.
“Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.” Romanos 12:11-19
Entretanto, fechar os olhos para ensinos equivocados, vendas de bênçãos e tantas aberrações cometidas em nome do Senhor que vemos diariamente com a desculpa: “O Senhor quem o julgará” não é sábio. Comparo isto a alguém que sabe que lá fora há uma alcatéia e deixar a porta da casa aberta. Insensatez! Diria ainda que é falta de amor para com os irmãos em Cristo, pois vemos os lobos chegarem com seu ensino antibiblico, nos guardamos e deixamos que os nossos irmãos sejam “devorados”. Somos ensinados nas Escrituras a tomar cuidado com ensinos errados.
Para nos defender, ensinar e defender outros somos exortados a nos apegar à doutrina e exercitá-la, rejeitando ensinos errôneos.
“Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade; Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação; Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis. Manda estas coisas e ensina-as.” 1 Timóteo 4:7-11
“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” 1 Timóteo 4:16
Ultimamente tenho me dedicado a isto. Aprender das Escrituras, aprender do Senhor. Buscado uma vida de oração e leitura. Mérito meu? De maneira nenhuma. Porque se Cristo não me regenerasse, eu não buscaria estas coisas. Glórias somente a Ele por isto.
Oro para que o Senhor me restaure em áreas que preciso. Pois sou um ministro que também precisa ser ministrado pelo bom Pastor. Oro para que relacionamentos sejam restaurados. Oro para que me avive e avive Sua Igreja nestes dias.
Oro para que a leitura das Escrituras, a busca por conhecimento teológico não me torne um fariseu, antes, me torne piedoso, amável, ensinável, tenha um coração contrito e quebrantado, apto para ensinar o rebanho de Deus, para exortar, consolar, amar, repartir, comungar, jubilar, para não murmurar, para louvar e tudo remeta para a Glória de Deus Pai e Senhor Jesus Cristo.
Continuarei a pregar o Evangelho puro e genuíno, e também a denunciar práticas sincréticas, errôneas e heresias. Aqueles que quiserem aprender conosco, nos avaliando à luz das Escrituras são bem-vindos. Sei que muitos não aceitarão muitas coisas que poderão ser ditas, e rogo para que despertem e vejam ao Senhor e seu glorioso Evangelho como deve ser.
Sigamos em paz uns com os outros, debatendo, conversando, buscando ser reformados e reformando, protestantes e protestando.
Paz a todos;
Soli Deo Gloria.
***
Anderson Alcides é gente de Deus, parceiro do Púlpito Cristão e edita seu blog A Voz no Deserto.
Que o SENHOR tenha misericórdia de nós! AMÉM!

Nenhum comentário:

Seguidores