quarta-feira, 13 de março de 2013

Teologizando a Vida!





Teologizando a Vida!


Por Tiago Mota.


A teologia não é simplesmente uma matéria, não está na vala comum do acadêmico, antes tem o objetivo maior de ganhar espaço na prática do ser que a estuda, no ser que ser espanta, não tenha vergonha de colocar para fora os dragões existenciais da alma, é importante destacar que todos nós temos angustias, medos, marcas e receios, o estudo vivo da teologia nos dará o antiinflamatório para as patologias existências da falta do saber teológico.

A teologia autentica tem seu start no coração do ser que se espanta, tanto na leitura quanto na prática dos mandamentos do Eterno e também no ato de humildade desse individuo dizer com sinceridade que não se sabe ainda com profundidade a totalidade do Ser Divino, ou dos seus mistérios ou ainda de suas riquezas que envolve o "saber-meditar-praticar" o que se ouve, se lê e se vê, esses que são tremendos e tem sua residência na transcendência nunca antes experimentada por um ser que pensa que sabe, esse banquete para a alma se faz conhecido primeiramente com a própria existência do individuo que se olha no espelho, que enxerga nele mesmo a necessidade profunda de teologizar a própria alma, teologia primeiramente se faz para o “eu” antes de se fazer para a polis, ela tem que fazer sentido primeiramente em mim, antes de atingir e contagiar os indivíduos à nossa volta.

Teologia é simples assim, se faz primeiramente com poucas palavras e muita meditação, para depois falar e expressar o que não somente se sabe como também se prática, teologia não se resume em livros, não se resume em métodos sistemáticos, antes disso, tem seu ponto inicial na “imago Dei”, ou seja, na imagem de Deus, teologia começa em mim, sem nome, sem titulo, sem teólogos, mas com uma vontade intensa de conhecer a vontade de meu Criador, em minha própria existência, Ele está sempre ao meu lado, fazendo teologia em mim, com meu silêncio, com minha loucura, com meu choro ou com meu riso, a pedagogia da teologia é viva, ela se movimenta, você pode senti-la?

Que o SENHOR tenha misericórdia de nós! AMÉM!

Nenhum comentário:

Seguidores