domingo, 9 de março de 2014

PSEUDOLEALDADE E NEOIDOLATRIA EVANGÉLICA!

PSEUDOLEALDADE E NEOIDOLATRIA EVANGÉLICA!


Por Valmir Nascimento

Se os evangélicos do tempo presente não se aperceberem incorrerão em um grave pecado apontado pelas Escrituras: a idolatria. Mas essa idolatria atual ganha novas perspectivas, práticas e ritos. Podemos chamá-la de neoidolatria, a obsessão e a lealdade excessiva sobre pastores, pregadores, cantores e escritores do mundo evangélico, e que retira Deus da primazia de suas vidas.

Essa neoidolatria produz uma lealdade burra, cega e má. Como escreveu Harris Blamires (A mente cristã, p. 33), a lealdade é má no sentido em que a defesa de qualquer ação com fundamento apenas na lealdade não é racional. Assim, a expressão “Eu faço isso por lealdade ao meu líder” é irracional e amoral (prefiro imoral) a não  ser que seja a consequência de: “Apoio meu líder por causa da qualidade de seu caráter, de seu propósito e de sua política”.

Blamires ainda observa que a lealdade em si mesma não é fundamento moral para a ação. Naturalmente, trata-se de outra matéria a lealdade a um bom homem, a um bom governo, a uma boa causa. Nesses casos, diz Blamires, em que a pessoa se põe do lado de um homem, ou um governo, ou uma causa porque é boa, ela se põe ao lado do bem. Nesses casos, o fundamento da ação é moral, serve-se ao bem e, portanto, o conceito de lealdade é redundante. E por isso, “pode-se dizer com justiça, portanto, que sempre que se alega a virtude da lealdade como causa original ou fundamento para a ação, temos fortes razões para suspeitar que se procura apoio para uma causa má, não existindo, por isso, necessidade de uma pseudolealdade se servimos a valores genuínos de maneira adequada.

***
Valmir Nascimento edita o blog Como Viveremos

Vi no:http://www.pulpitocristao.com/2014/03/pseudolealdade-e-neoidolatria-evangelica.html#.UxzX3z9dUYM


Que o SENHOR tenha misericórdia de nós! AMÉM!

Um comentário:

Anônimo disse...

De fato. Líderes são nossos conselheiros e não nossos senhores. Abaixo a cobertura espiritual. Esta que prega uma “devoção cega”. Bom texto. Glória Deus.

Seguidores